EnglishPortugueseSpanish

HOME /

8 dicas que todo empreendedor deve observar em seu processo de recrutamento

8 dicas que todo empreendedor deve observar em seu processo de recrutamento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

8 dicas que todo empreendedor deve observar em seu processo de recrutamento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Realizar um processo seletivo é um momento importante para todo empreendedor. É preciso utilizar as estratégias corretas para garantir que todo o processo seja feito de forma efetiva, evitando o prejuízo com turnover.

Além de pensar nos investimentos feitos pela sua empresa, também é necessário tornar o ambiente de trabalho saudável e proporcionar um processo de recrutamento que seja confortável tanto para a empresa quanto para os candidatos.

Portanto, é importante que todo empreendedor saiba quais as melhores estratégias para aplicar em conjunto com seu time de RH. Dessa forma, o trabalho flui e todas as etapas são cumpridas com sucesso, garantindo bons resultados para a empresa posteriormente.

Confira a seguir dicas para melhorar ainda mais seu desempenho como empreendedor e realizar um processo seletivo de sucesso!

Defina bem as características da vaga

Publicar uma vaga bem definida é ponto essencial para o empreendedor que quer ter sucesso em seu processo seletivo. É preciso deixar bem claro na descrição quais são as intenções da empresa e quais perfis ela está procurando.

Descrever bem as atribuições do colaborador, quais os principais objetivos da empresa e qual o perfil que melhor se encaixa na vaga são os principais pontos a serem cumpridos nessa etapa.

Deixe bem claro ao candidato o que você está buscando. Dessa forma, sua empresa evita gastar tempo desnecessário com aplicações que não são compatíveis com a vaga disponível.

Lembre-se da cultura da empresa

Todo empreendedor tem em mente a cultura de sua empresa. Desde o modo como o trabalho é realizado no dia a dia até a forma como os problemas são resolvidos, é importante manter a mesma filosofia.

O mesmo deve acontecer no momento de recrutamento de candidatos. Deixar a filosofia da empresa bem explicada para os aplicantes é um ponto muito importante para garantir total fit com os possíveis colaboradores.

Explique bem seu modo de trabalho, como as coisas funcionam durante o expediente e quais os métodos que movem seu negócio. É a melhor forma de mostrar ao candidato a cultura da empresa.

Entrevistas bem conduzidas

Selecionar os candidatos e fazer a triagem de todos que vão participar da entrevista é muito importante, mas também é preciso preparar os colaboradores para a entrevista em si.

Realizar uma boa entrevista é o que vai definir o sucesso do processo seletivo da empresa. O recrutador deve estar totalmente preparado para fazer as perguntas certas, analisar a postura do candidato e selecionar os melhores talentos para a vaga.

O preparo não é imediato. É preciso realizar um treinamento completo com o time de RH para garantir que todas as entrevistas e dinâmicas sejam realizadas da melhor forma possível. Além disso, o próprio recrutador também deve estar ciente da filosofia de trabalho da empresa para que ela seja aplicada já nesse primeiro momento.

Cuide da imagem da empresa

Além de pensar em todos os pontos positivos e negativos que envolvem a empresa durante o processo de seleção, também é preciso pensar em como aqueles candidatos enxergam sua empresa no mercado.

Isso vai muito além de ter um nome conhecido ou uma boa reputação em relação a lucros e vendas. Não importa o tamanho da empresa, é imprescindível manter uma boa imagem de sua marca empregadora.

É preciso mostrar aos aplicantes que o ambiente de trabalho é saudável, que a dinâmica entre os colaboradores é positiva e que todos os processos da empresa abraçam os funcionários e fazem com que eles se sintam acolhidos.

Ter uma má reputação nessa área vai fazer com que a empresa perca talentos e não atinja o interesse necessário de candidatos para suas vagas.

Otimize os processos de candidatura

É mais que necessário garantir uma boa experiência para o candidato na hora de preencher seus dados para a vaga. O papel do empreendedor nessa fase é elaborar formas mais simples e acessíveis a todos os aplicantes.

Um site que possa ser acessado de forma rápida e inteligível, com informações completas e ao mesmo tempo transparentes é uma ferramenta que vai ajudar muito sua empresa no momento de recrutamento. Formulários também devem ser de fácil entendimento para otimizar ainda mais a experiência dos usuários.

Leve em conta as indicações

Indicações de funcionários também são valiosas para um empreendedor no processo de recrutamento e seleção. Ouvir seus colaboradores e seguir suas dicas pode aumentar ainda mais a qualidade de seu processo seletivo, já que eles sabem como a empresa funciona e podem selecionar pessoas que cumprem o perfil da vaga.

Além disso, o funcionário que o indicou com certeza está sugerindo uma pessoa pronta para o trabalho, já que isso também interfere em sua reputação interna. Ninguém indicaria uma pessoa em quem não confia, certo?

Pense na diversidade dos candidatos na hora de contratar

A diversidade dentro das empresas é importante por inúmeros motivos. Além de dar oportunidade a todos os candidatos de forma igualitária – independente de cor, sexo, religião etc. – é preciso ter uma diferença de olhares na equipe para que todas as engrenagens se encaixem no fim e entreguem um bom resultado.

Segundo levantamento realizado pela Infojobs, 63% dos recrutadores do mercado já utilizam o processo de recrutamento humanizado, que busca tratar esse processo de forma mais leve e confortável para os candidatos. Assim, eles não se sentem nervosos nem intimidados pelos recrutadores.

Algumas empresas ainda optam pela discrição de dados como sexo ou idade durante todo o processo, só sendo revelados no final. Dessa forma, é feita uma seleção mais leve, que valoriza as qualificações profissionais do candidato, que é o mais importante para a empresa.

Ofereça feedback 

Para o candidato, receber a notícia de que passou em um processo seletivo e está prestes a ser contratado é muito valioso. Esse momento também é gratificante para o recrutador, que encontrou uma peça que vai se encaixar na equipe de forma pontual. Mas e quem não passou?

É comum que, durante a seleção de candidatos, muitos sejam rejeitados. Porém, é preciso avisar essas pessoas o passo a passo do processo e qual foi o resultado de sua candidatura. Deixar o aplicante no escuro é algo ruim tanto para ele quanto para a empresa.

Informe a todos os candidatos o que está acontecendo com o processo seletivo e se foram ou não aprovados para a próxima fase. Dessa forma, a empresa se mantém transparente e mostra que se preocupa com todos os participantes, não apenas os que foram classificados. 

 

Empreender não é fácil, mas é possível utilizar diversas ferramentas e estratégias que fazem com que tudo funcione com fluidez. Seguindo essas dicas, é possível realizar um processo seletivo bem estruturado e que traga resultados positivos para suas equipes. 

A RPO Solutions segue processos de otimização no momento de estudo de candidatos e recrutamento dos melhores talentos do mercado para sua empresa. Que tal marcar uma reunião com nosso time? Entre em contato conosco e saiba mais!

RELACIONADOS

POSTS MAIS RECENTES