EnglishPortugueseSpanish

HOME /

Por que o modelo de RPO consegue contratar melhor?

Por que o modelo de RPO consegue contratar melhor?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Por que o modelo de RPO consegue contratar melhor?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Descubra como o modelo de RPO atua para ajudar empresas a reduzir turnover, aumentar satisfação e contratar certo

Todas as equipes de RH almejam encontrar os melhores candidatos na hora de preencher suas vagas. Investem-se horas a fio em portais de vagas ou no LinkedIn encontrando candidatos com o perfil adequado, depois, mais tempo com análise do histórico profissional, etapas de triagem e entrevistas. Tudo isso em prol de contratar certo

Contratar certo é, certamente, um desafio para muitas empresas. Investe-se muito tempo, recursos e pessoas dedicadas a essa tarefa. 

Quando o candidato torna-se colaborador é que consegue-se mensurar outros detalhes importantes que nem sempre ficam claros na fase de seleção. E quando o resultado é positivo, ele é extremamente satisfatório. Os benefícios são inúmeros, desde um aumento na produtividadesatisfação motivação dos colaboradores até uma redução de custos operacionais e melhoria nos processos.

E quando dá errado?

Um levantamento feito em 2017 pelo site de carreiras CareerBuilder revela que a maior parte dos empregadores das 10 maiores economias do mundo – incluindo o Brasil – não sabem escolher os profissionais certos para suas empresas. O Brasil aparece na segunda posição entre os países que pior escolhem seus profissionais, com 87% dos empregadores relatando experiências negativas ao contratar. 

Contratações erradas geram gastos financeiros, frustração e desgaste. Tem que se pensar em realocação, substituição e treinamento. Demandando tempo. Podendo afetar negativamente a moral da equipe, causar uma interrupção em projetos e até uma perda de clientes. Enfraquecendo a marca empregadora como um todo.

Segundo Celso Bazzola, diretor executivo da Bazz Consultoria em RH, quando contabiliza-se o custo financeiro, o gasto pode variar de 3 a 15 vezes o salário do demitido.

Os motivos de uma contratação dar errado geralmente flertam com o volume de posições e com a urgência no preenchimento dessas posições, além de falta de preparo da equipe de RH. A equipe de RH pode sentir-se pressionada e acabar negligenciando algumas etapas durante o processo.

“Ao mesmo tempo que os RHs estão se digitalizando e se tornando cada vez mais estratégicos, há despreparo e falta de profissionalismo no setor de recrutamento e seleção. Os processos ainda são muito arcaicos” diz Maria Elisa Moreira, psicóloga e Fundadora da Prisma Desenvolvimento Humano.

Essa dificuldade de acertar na contratação, gera uma reflexão e uma oportunidade para as empresas. A oportunidade de contratar uma consultoria especializada para atuar de forma cirúrgica no desafio de contratar certo.

A solução de RPO

O Recruitment Process Outsourcing (RPO) ou “terceirização de processo de recrutamento” é um modelo de recrutamento em que a empresa transfere parcial ou totalmente o processo de recrutamento para uma consultoria especializada, assim como a RPO Solutions.

Com metodologia e embasamento em dados, o modelo de RPO reduz custos, traz excelência e dá agilidade aos processos de recrutamento. Cada projeto de RPO é customizado para atender as necessidades, dificuldades e desafios de cada cliente.

Uma boa solução de RPO deve ser desenhada de forma customizada para qualquer cliente, independentemente do tamanho da organização ou número de posições. O serviço deve ser escalável, possibilitando ampliar ou diminuir os recursos de recrutamento, dependendo da variação (ou sazonalidade) das necessidades. Isso requer um alinhamento com o cliente para criação do Manual de Projeto.

Dado o pontapé inicial, os consultores alocados levam consigo ferramentas, sistemas, dados, metodologias e análises para dentro da operação do cliente. Cada consultor é mais do que apenas um recrutador, é também um pilar de replicação do fit cultural da empresa em que ele é alocado. E porque isso é importante? 

Existe uma relação direta entre fit cultural e redução da taxa de turnover. O turnover causado pelos problemas de fit cultural custa entre 50% e 60% do salário anual do profissional, segundo o relatório publicado em 2015 Retaining Talent, da SHRM

Contratar certo requer preparo

Preparo talvez seja a palavra chave para descrever o porquê do modelo de RPO ter como DNA contratar certo. Preparo envolve disposição, competência e ação.

Na RPO Solutions todo o processo de recrutamento é feito através de ferramentas auditáveis, pois por meio da coleta de dados e feedbacks da experiência do candidato, consegue-se ajustar os pontos de atrito e corrigir lacunas. As equipes de dados e CX (customer experience) estão a todo momento alimentando os dashboards e gerando novos insights para que a operação esteja dentro das expectativas que foram alinhadas com o cliente durante a criação do manual de projeto. 

O modelo de RPO vai além de contratar certo. Todos os insights gerados durante o processo de recrutamento são utilizados para melhorar o processo e promover benefícios substanciais e (muito) tangíveis para a empresa.

  • Compreensão e perfilagem do fit cultural;
  • Criação de um banco de talentos;
  • Aumento de satisfação dos funcionários;
  • Melhora no clima organizacional;
  • Diminuição de turnover;

Isso é preparo traduzido em resultados.

Concluímos então que contratações erradas impactam severamente o bolso e a marca das empresas. A solução de RPO é, sem dúvidas, uma ótima opção no mercado para transformar a forma que sua empresa adquire talentos. Sua empresa tem o preparo necessário para contratar certo? Entre em contato com a RPO Solutions.

RELACIONADOS

POSTS MAIS RECENTES