HOME /

5 benefícios do RPO na hora do recrutamento

5 benefícios do RPO na hora do recrutamento

5 benefícios do RPO na hora do recrutamento

O recrutamento e seleção de talentos é um grande desafio, não importa o tamanho e setor da empresa. Esse é um processo complexo e, muitas vezes, caro. 

Acertar na hora de contratar é essencial. Hoje, sabemos que encontrar o candidato certo impacta diversos fatores: desde a eficácia do time até gastos com treinamentos, recolocações e desligamentos.

Por isso, muitos empreendedores buscam parceiros especializados para realizar esses processos. Afinal, nada melhor do que contar com uma equipe que já tem experiência no assunto. 

Além de baratear os processos seletivos, contar com uma consultoria apresenta um benefício inegável: esses profissionais contam com métodos e ferramentas já validados. 

Um desses métodos é o RPO. Nesse artigo, você aprenderá mais sobre essa metodologia e conhecerá os benefícios de contar com uma consultoria que faça RPO para sua empresa. 

O que é RPO?

RPO é a sigla para Recruitment Process Outsourcing. Isso é, a terceirização do processo de recrutamento. Nessa metodologia, a consultoria realiza o apoio em todo o processo de contratação. 

Esse tipo de processo ajuda empresas a reduzir os custos com o processo seletivo. Ainda, permite que negócios em todos os setores contem com uma equipe especializada no recrutamento de talentos. 

 

O resultado é um processo mais ágil, estruturado e eficaz. 

Modelos de RPO

Toda empresa é única. Assim, não é de se espantar que existam diversas maneiras de aplicar o RPO. A seguir, vamos falar sobre os principais modelos disponíveis hoje: 

    • Por projeto: nesse caso, a consultoria é contratada para apoiar o recrutamento de um cargo para um projeto específico. Por exemplo, para o lançamento de um produto. 
    • End-to-End: se refere à aplicação contínua de estratégias para melhorar os processos de seleção e recrutamento da empresa como um todo. 
    • ROD: sigla para “Recruiter on demand”. Nesse modelo, o RPO é contratado pontualmente, em momentos de maior demanda.
    • Selective Services: muitas vezes, empresas precisam de apoio apenas em uma das etapas do processo seletivo. Nesse caso, esse é o modelo ideal de RPO. 

5 Benefícios do RPO para sua empresa

Existem muitos fatores envolvidos quando o assunto é fazer a contratação perfeita. O processo completo é custoso e trabalhoso.

É preciso definir o perfil adequado e requisitos técnicos da vaga. Depois, será necessário divulgar a posição e encontrar talentos no mercado que se adequem às exigências. Então, começam as várias etapas de entrevistas. 

Tudo isso precisa ser acompanhado de perto por profissionais que saibam o que estão fazendo. Afinal, esse é o primeiro contato dos novos colaboradores em potencial com sua empresa. É hora de passar a melhor impressão possível. 

Hoje, a solução que apresenta o menor custo, enquanto possibilita os melhores resultados possíveis para empresas, é o RPO. 

A seguir, você conhecerá os 5 principais benefícios do RPO para sua empresa:

1: Talentos qualificados e com fit perfeito

Encontrar o profissional perfeito para sua empresa vai muito além do currículo. É necessário recrutar talentos com o perfil certo para o cargo, que consigam se ambientar bem na cultura  e que partilhem dos valores da sua empresa. 

Para isso, é fundamental contar com um recrutador que consiga identificar essas características mais subjetivas no profissional. 

Ao optar pelo RPO, sua empresa conta com uma equipe especializada em encontrar e conquistar talentos. Isso é, as chances de encontrar o fit perfeito para cada vaga é bem maior.  

2: Sua equipe de RH livre para focar no bem-estar dos colaboradores

Além de mais experiência e ferramentas especializadas, uma equipe terceirizada está se concentrando apenas no processo de recrutamento. Ou seja, o foco está em encontrar o melhor candidato para cada vaga, sem distrações. 

Enquanto isso, seu time de RH fica livre para trabalhar naquilo que faz de melhor: cuidar do bem-estar e engajamento dos colaboradores que já estão na sua empresa. 

O apoio de uma consultoria garante que nenhum profissional de RH esteja sobrecarregado. Assim, é possível garantir mais eficácia, agilidade e cuidado em ambos os processos. 

3: Redução de custos

Isso é fato: é muito mais barato para as empresas contar com RPO para contratar novos talentos. E isso não se deve apenas aos custos associados à contratação de uma equipe especializada em recrutamento. 

O RPO, como você já viu, possibilita uma taxa de acertos maior nas contratações. Isso é, com ferramentas e metodologias já validadas, as consultorias conseguem profissionais com um fit muito mais adequado ao cargo. 

O resultado é uma queda na taxa de Turnover, eliminando custos associados a treinamentos, desligamentos e realocações. 

Ainda, profissionais felizes com seu cargo são mais produtivos, causam impactos positivos no clima organizacional e ajudam a motivar suas equipes. 

4: Profissionais especializados em recrutamento

O recrutamento de pessoas é uma ciência complexa – e que está em constante evolução. As perguntas feitas e entrevistas realizadas não são escolhidas ao acaso. É necessário conhecer as metodologias ideias para cada tipo de processo seletivo para fazer uma contratação acertada. 

Ao optar pelo RPO, sua empresa garante um time inserido na realidade do recrutamento e seleção. Isso é, você conta com o apoio de profissionais capacitados, que atualizam seus conhecimentos no setor e possuem ampla experiência com esses processos. 

Ou seja: seu processo seletivo se torna mais eficaz e ágil. 

5: Apoio durante todo o processo seletivo

A melhor parte de contar com uma consultoria especializada em RPO é que você terá apoio no processo como um todo. 

Desde os primeiros passos, quando sua empresa começa a traçar os requisitos técnicos da vaga, até a contratação. 

Todas essas etapas são fundamentais para acertar na escolha do profissional. Não adianta realizar as melhores entrevistas do mundo: se o perfil da vaga está incompleto, contratar certo se torna quase impossível. 

Por isso, ter a ajuda de especialistas do começo ao fim do processo de recrutamento é um benefício indispensável. 

Em resumo: RPO é mais barato e eficaz para empresas de todos os tamanhos

Com essas informações, podemos concluir que o RPO, hoje, é a metodologia mais eficaz para garantir processos seletivos assertivos e ágeis. 

O melhor é que essa estratégia é escalável e muito versátil. Assim, pode ser adotada por empresas de todos os tamanhos e setores. 

E sua empresa, já realizou processos seletivos com o apoio do RPO? Clique aqui para entender como podemos ajudar você nessa jornada.

RELACIONADOS

POSTS MAIS RECENTES