Marca empregadora: o que é e 4 dicas para fortalecer a sua

Uma equipe de R&S possui muitas funções em seu dia a dia. Desde separar currículos, analisar candidatos e selecionar pessoas para fazerem parte de seus processos seletivos até o acompanhamento desses profissionais depois de se tornarem colaboradores.

No entanto, existe um conceito muito importante para a área de recrutamento e seleção que, em alguns momentos, pode ser esquecido. Cuidar da marca empregadora de sua empresa é essencial para que ela tenha sucesso em conquistar novos talentos do mercado de trabalho.

Mas, o que é a marca empregadora? E como fortalecer a sua? Confira neste artigo!

O que é marca empregadora?

Como citado anteriormente, a marca empregadora é um conceito. Ele envolve a reputação da empresa em questão de contratação e, claro, seu time de recrutamento e seleção. Ou seja, é a imagem que a empresa passa para seus candidatos.

Apesar de parecer algo não muito importante, é preciso que a marca empregadora da empresa seja ótima. Essa é uma das estratégias que fortalece na captação de talentos, já que mostra aos candidatos que a empresa é um bom lugar para se trabalhar.

Além disso, também é necessário facilitar o processo seletivo para os candidatos. Realizar uma seleção complicada, cheia de empecilhos, fará com que os aplicantes tenham uma má imagem da empresa, o que afeta sua reputação até mesmo com pessoas que poderiam se candidatar a uma vaga no futuro.

Tudo isso, além de muitos outros aspectos, englobam o conceito de marca empregadora. E é trabalho do recrutador manter a qualidade dos processos e a imagem da organização intacta. Quer saber como melhorar a sua e atrair mais talentos para sua empresa? Separamos 4 dicas para te ajudar!

Defina bem a cultura da empresa

Toda empresa tem uma imagem, tanto interna quanto externa. No entanto, para que essa imagem seja honesta, ambas as partes devem prezar pela mesma filosofia. Esse é o modo pelo qual as organizações mostram aos colaboradores e ao mercado de trabalho como tudo realmente funciona.

A cultura da empresa atrai quem está de fora, mas deve ser voltada principalmente para o ambiente interno. É necessário definir os objetivos, valores e crenças da empresa. Isso mostrará aos candidatos do que a organização realmente trata, indo além dos resultados financeiros mensais.

Também é importante que os colaboradores estejam engajados e alinhados com os valores da empresa. Dessa forma, o trabalho é feito de forma conjunta, sem criar problemas ou obstáculos.

Aproveite as redes sociais

Hoje em dia, é muito difícil encontrar uma empresa que não esteja presente nas redes sociais, mesmo que seja em apenas uma plataforma. Com o avanço da tecnologia e da internet nas últimas décadas, utilizar essas plataformas para promover sua marca é quase uma obrigação para quem deseja ter sucesso.

É necessário mostrar às pessoas nas redes sociais como sua empresa funciona e os motivos pelos quais os candidatos devem se sentir confiantes em participar de um processo seletivo. Dessa forma, a equipe de R&S consegue atrair ainda mais talentos.

Outra estratégia valiosa para melhorar sua marca empregadora é disponibilizar depoimentos de funcionários e ex-funcionários da empresa nas redes sociais. Assim, os novos candidatos podem ter uma noção de como a organização funciona, seus pontos fortes e fracos.

Essa é mais uma razão para sempre valorizar seus colaboradores, pois eles podem recomendar sua empresa para colegas e ajudar a aumentar o valor da sua marca empregadora.

Valorização do colaborador

Como mencionado anteriormente, valorizar o colaborador é algo muito importante para a empresa e a equipe de R&S. É preciso manter os funcionários felizes, independentemente de qualquer coisa, mas também é necessário criar ações em conjunto com o colaborador para que ele se sinta satisfeito em seu dia a dia.

Essa estratégia consiste em humanizar a empresa. Acima de tudo, é preciso enxergar os profissionais como pessoas, e não como meros objetos trabalhando para apresentar números. É papel do profissional de R&S atender a todas as demandas do colaborador e fazer com que ele se sinta motivado a trabalhar na organização.

Proporcione uma experiência satisfatória para o candidato

Além de valorizar a motivação do colaborador, também é importante valorizar os candidatos durante o processo seletivo, o que auxilia significativamente na reputação da empresa como marca empregadora.

Essa etapa deve ser cumprida desde o início. É fundamental iniciar o processo seletivo disponibilizando plataformas simples e de fácil entendimento para os candidatos. Além disso, é importante que todas as informações estejam claras no momento da inscrição, evitando dúvidas.

A equipe de R&S também deve selecionar os candidatos com base na cultura da empresa, buscando encontrar talentos que se alinhem com os valores da organização. Por fim, é necessário fornecer feedback aos candidatos, independentemente do resultado do processo. Isso demonstra que a empresa se preocupa com o profissional e valoriza seus esforços.

Conclusão

Melhorar a marca empregadora pode não ser uma tarefa vista como prioridade pelas empresas, mas é extremamente importante manter uma boa reputação e mostrar aos candidatos e colaboradores os valores e a filosofia de trabalho da organização. Além disso, é necessário manter os profissionais motivados a fazerem parte da equipe.

Portanto, é fundamental contar com uma equipe de recrutadores experiente e preparada para lidar com a imagem da empresa, tanto internamente quanto externamente.

Gostaria de saber mais sobre RPO e como podemos ajudá-lo a conquistar os melhores talentos para sua empresa? Entre em contato conosco!

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