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Marca empregadora: o que é e 4 dicas para fortalecer a sua

Marca empregadora: o que é e 4 dicas para fortalecer a sua

Marca empregadora: o que é e 4 dicas para fortalecer a sua

Uma equipe de R&S possui muitas funções em seu dia a dia. Desde separar currículos, analisar candidatos e selecionar pessoas para fazerem parte de seus processos seletivos até o acompanhamento desses profissionais depois de se tornarem colaboradores.

No entanto, existe um conceito muito importante para a área de recrutamento e seleção que, em alguns momentos, pode ser esquecido. Cuidar da marca empregadora de sua empresa é essencial para que ela tenha sucesso em conquistar novos talentos do mercado de trabalho.

Mas, o que é a marca empregadora? E como fortalecer a sua? Confira neste artigo!

 

O que é marca empregadora?

Como citado anteriormente, a marca empregadora é um conceito. Ele envolve a reputação da empresa em questão de contratação e, claro, seu time de recrutamento e seleção. Ou seja, é a imagem que a empresa passa para seus candidatos.

Apesar de parecer algo não muito importante, é preciso que a marca empregadora da empresa seja ótima. Essa é uma das estratégias que fortalece na captação de talentos, já que mostra aos candidatos que a empresa é um bom lugar para se trabalhar.

Além disso, também é necessário facilitar o processo seletivo para os candidatos. Realizar uma seleção complicada, cheia de empecilhos, fará com que os aplicantes tenham uma má imagem da empresa, o que afeta sua reputação até mesmo com pessoas que poderiam se candidatar a uma vaga no futuro.

Tudo isso, além de muitos outros aspectos, englobam o conceito de marca empregadora. E é trabalho do recrutador manter a qualidade dos procesoss e a imagem da organização intacta. Quer saber como melhorar a sua e atrair mais talentos para sua empresa? Separamos 4 dicas para te ajudar!

 

Defina bem a cultura da empresa

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Entender a filosofia da empresa é essencial para a marca empregadora. Fonte: Freepik/pressfoto

Toda empresa tem uma imagem, tanto a interna quanto a externa. Porém, para que ela seja uma imagem honesta, as duas partes devem prezar pela mesma filosofia. Esse é o modo que as organizações têm para mostrar para seus colaboradores e ao mercado de trabalho como tudo realmente funciona.

A cultura da empresa atrai quem está de fora, mas ela deve ser voltada, principalmente, para o interno. É preciso definir quais são os objetivos da empresa, seus valores e suas crenças. Tudo isso vai mostrar ao candidato do que a organização realmente se trata, e isso vai muito além de garantir resultados no fim do mês.

Também é importante que os colaboradores estejam engajados e alinhados com os valores da empresa. Dessa forma, o trabalho é feito de forma conjunta, sem criar problemas ou colocar obstáculos. 

 

Tire vantagem das redes sociais

Hoje em dia, é muito difícil achar uma empresa que não esteja presente nas redes sociais, mesmo que seja apenas em uma. Com o avanço da tecnologia e da internet nas últimas décadas, utilizar essas plataformas para promover sua marca é quase que uma regra obrigatória para quem quer ter sucesso.

É preciso mostrar às pessoas nas redes sociais como sua empresa funciona e os motivos pelos quais os candidatos devem se sentir confiantes em aplicar para um processo seletivo. Dessa forma, a equipe de R&S consegue atrair ainda mais talentos.

Outra estratégia valiosa para melhorar sua marca empregadora é deixar disponíveis nas redes sociais os depoimentos de funcionários e ex-funcionários da empresa. Assim, os novos candidatos podem ter uma noção de como a organização funciona e quais seus pontos altos e baixo.

Essa é mais uma razão para sempre valorizar seus colaboradores, pois eles podem recomendar sua empresa para colegas e ajudar a aumentar o valor de sua marca empregadora.

 

Valorização do colaborador

Assim como já foi dito acima, valorizar o colaborador é algo muito importante para a empresa e a equipe de R&S. Claro que é preciso manter os funcionários felizes independente de qualquer coisa, mas é necessário criar ações junto com o colaborador para que ele se sinta satisfeito durante seu dia a dia.

Essa estratégia nada mais é do que um modo de humanizar a empresa. Acima de tudo, é preciso enxergar os profissionais como pessoas, e não como objetos que estão ali trabalhando para apresentar números. É papel do profissional de R&S atender a todas as demandas do colaborador e fazer com que ele se sinta motivado a trabalhar ali.

 

Faça com que a experiência do candidato seja satisfatória

marca empregadora

Valorizar a experiência do candidato também é importante para a marca empregadora. Fonte: Freepik/ijeab

Além de prezar pela motivação do colaborador, também é preciso valorizar os candidatos na realização de seu processo seletivo. Isso auxilia e muito na reputação da empresa enquanto marca empregadora.

Essa etapa deve ser cumprida desde o início. É fundamental começar o processo seletivo disponibilizando plataformas simples e de fácil entendimento para o candidato. Além disso, também é importante que todas as informações estejam contidas no momento da inscrição para que não existam dúvidas.

O time de R&S também deve fazer sua seleção baseada na cultura da empresa para, assim, encontrar os talentos que mais se encaixam com os valores da organização. Por fim, é necessário dar feedback aos candidatos, independente do resultado do processo. Isso mostra que a empresa se preocupa com o profissional e valoriza seu esforço.

 

Conclusão

Melhorar sua marca empregadora pode não ser uma tarefa vista como prioridade pelas empresas, mas é extremamente importante manter sua reputação em alta e mostrar aos candidatos e aos colaboradores os valores e a filosofia de trabalho da empresa. Além disso, é preciso mantê-los motivados a fazer parte de sua equipe.

Por conta disso, é preciso ter um time de recrutadores com experiência e preparados para lidar com a imagem da empresa, seja ela interna ou externa.

Quer saber mais sobre a RPO e como conquistamos os melhores talentos para sua empresa? Entre em contato conosco!

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