Como a experiência do colaborador pode afetar seus resultados?

A experiência do colaborador, ou employee experience, é o conjunto de percepções de cada funcionário em relação à empresa na qual trabalha, com base em todas as interações que possui com a mesma. Ou seja, é um reflexo direto das ações da empresa e os impactos que isso gera em cada pessoa.

A importância da experiência do colaborador nas empresas é cada vez maior, pois ela influencia diretamente no clima organizacional, na produtividade, na qualidade do trabalho, na retenção de talentos e na satisfação dos clientes. Empresas que investem na melhoria da experiência do colaborador são mais inovadoras, engajadoras e apresentam melhores resultados.

Mas como melhorar essa experiência dentro da empresa? Existem algumas práticas que podem ajudar nesse sentido, tais como:

  • Oferecer flexibilidade, autonomia e um ambiente amigável para os funcionários;
  • Investir em treinamentos, capacitações e feedbacks contínuos;
  • Reconhecer e recompensar os esforços e as conquistas dos colaboradores;
  • Promover ações de integração, comunicação e bem-estar;
  • Estimular a participação, a colaboração e a criatividade dos funcionários;
  • Ouvir as necessidades, as expectativas e as opiniões dos colaboradores;
  • Proporcionar um plano de carreira e oportunidades de crescimento;
  • Alinhar os valores, a missão e a visão da empresa com os dos funcionários;
  • Utilizar a tecnologia para facilitar os processos e as rotinas de trabalho.

Essas são algumas das formas de colocar o humanismo em prática na gestão de pessoas, valorizando o capital humano e buscando contemplar cada vez mais a experiência do colaborador. Existem diversas pesquisas que comprovam os benefícios dessa abordagem, como por exemplo:

  • Segundo a Gallup, empresas que possuem funcionários engajados têm 21% mais lucratividade e 17% mais produtividade do que as que não possuem;
  • Segundo a Deloitte, empresas que priorizam a experiência do colaborador têm 28 vezes mais chances de serem inovadoras e 11 vezes mais chances de serem líderes em seus segmentos;
  • Segundo a GPTW, empresas que oferecem uma boa experiência do colaborador têm 86% menos rotatividade voluntária e 65% mais recomendações positivas dos funcionários.

Conclusão

Portanto, podemos concluir que a experiência do colaborador é um fator estratégico para o sucesso das empresas, pois ela gera valor tanto para os funcionários quanto para os clientes. Investir na experiência do colaborador é investir no crescimento sustentável do negócio.

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