HOME /

Sourcer: qual o seu papel e dicas para melhorar o desempenho da empresa

Sourcer: qual o seu papel e dicas para melhorar o desempenho da empresa

Sourcer: qual o seu papel e dicas para melhorar o desempenho da empresa

Encontrar o candidato certo para uma vaga não é uma tarefa fácil. É preciso fazer uma pesquisa extensa e detalhada sobre o mercado no início do processo de atração de talentos para garantir que sejam selecionadas as pessoas com o melhor perfil para a oportunidade. Esse é o trabalho do sourcer no RH.

O profissional responsável pelo sourcing deve estar focado em encontrar os melhores talentos para o preenchimento das vagas. Não é apenas necessário achar os candidatos mais qualificados do mercado, mas sim os que vão se encaixar com a filosofia de trabalho da empresa para obter sucesso com a equipe.

Quer aprender mais sobre a importância do sourcer no RH e dicas de como aplicá-lo? Confira neste artigo!

 

A importância do sourcer para a equipe de Recursos Humanos

Em uma equipe de RH, existem diversos profissionais com inúmeras funções. E uma das mais importantes é a pesquisa de candidatos no mercado. Essa etapa é papel do sourcer, que vai realizar pesquisas para selecionar sempre as melhores pessoas para as vagas abertas na empresa.

O sourcer trabalha junto com o recrutador. É importante que eles estejam em sintonia para que não haja divergência durante o processo seletivo. Afinal, na hora da contratação, é fundamental que os valores do candidato estejam alinhados com os valores da empresa para não haver prejuízos posteriormente.

Além disso, a pesquisa de talentos feita pelo sourcer não necessariamente precisa estar ativa durante o momento de seleção de novos candidatos. É preciso que o profissional esteja preparado, independente das necessidades atuais da empresa. Afinal, as vagas podem abrir a qualquer momento. Por isso é importante ter sempre uma lista com as melhores opções do mercado para suprir as necessidades da equipe.

O sourcer também tem o trabalho de se relacionar com os candidatos. Achar novos talentos no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil, principalmente nos dias de hoje. Ainda mais com a necessidade dos profissionais de conhecer as empresas de forma detalhada antes de se candidatarem para uma vaga.

É preciso que o sourcer esteja disposto a responder todas as dúvidas dos profissionais, apresentando os valores da empresa onde trabalha e fazendo com que esses possíveis colaboradores se sintam familiarizados com os processos e com a filosofia de trabalho da organização.

Separamos dicas de sourcing no recrutamento para auxiliar sua empresa a prosperar ainda mais! Confira:

 

Separar as funções de recrutador e sourcer

Apesar de parecer que um time de RH faz de tudo, em empresas grandes e com equipes mais completas é necessário separar as funções para que o trabalho tenha uma fluidez maior.

O recrutador e o sourcer vão trabalhar juntos, mas é papel do sourcer realizar toda a pesquisa de mercado e decidir quais os candidatos que mais se encaixam naquele processo seletivo. Somente assim o recrutador vai conseguir finalizar seu trabalho da melhor forma para a empresa.

 

Imagem da marca empregadora

O sourcer também ficará responsável por manter a boa imagem da marca empregadora. Essa etapa é muito importante para a empresa, já que ter uma boa reputação em relação a contratações e processos de seleção é fundamental para atrair cada vez mais candidatos qualificados.

Se sua empresa possui uma imagem ruim de empregador, os processos seletivos vão correr de uma forma lenta, com pouco interesse dos profissionais que se encaixariam nas vagas disponíveis. Isso causa muito prejuízo.

Como o trabalho do sourcer é manter uma boa relação com os possíveis candidatos, a imagem da marca empregadora fica por conta dele. É através do sourcer que o profissional vai entender quais as intenções da empresa e toda a filosofia por trás dela.

 

Buscar talentos nas redes sociais

sourcer

Meios não convencionais também podem auxiliar o sourcer na busca pelo melhor profissional. Fonte: Freepik/jcomp

As redes sociais são muito importantes na hora de encontrar o candidato certo para preencher suas vagas. É mais uma forma de se aproximar dos profissionais de forma mais leve, criando um relacionamento desde o início do processo ou ainda quando ele está apenas sendo considerado para uma seleção futura.

É uma forma rápida de conhecer os candidatos e filtrar todos seus pontos positivos e negativos logo de início.

 

Combinar canais de sourcing online e offline

É possível utilizar ambas as formas para conhecer mais profissionais. Se ater ao digital é bom pelo grande alcance e pela facilidade nos dias de hoje, mas manter contato no offline também é valioso para qualquer empresa.

Os eventos e conferências organizados pelos mais diversos setores são grandes aliados para o sourcer. Conhecer profissionais pessoalmente faz com que sua base de contatos fique ainda maior. É um bom exercício para o sourcer na busca por novos talentos para a empresa. 

 

Confie no seu ATS

sourcer

Procurar candidatos já selecionados em sua base é um ótimo caminho para o sourcer. Fonte: Freepik/rawpixel.com

O sourcer sempre possui uma boa base de candidatos a cada processo seletivo iniciado. Apesar da contratação ser menor em relação às vagas preenchidas, aqueles talentos continuam à disposição para futuros projetos.

É muito importante importante levar esses candidatos em conta. Como eles já foram filtrados e classificados pelo sourcer como aptos para preencher as vagas anteriores da empresa, começar um novo processo avaliando todos esses profissionais é essencial para garantir a rapidez e o sucesso do projeto.

Essa estratégia não somente ajuda no recrutamento e seleção, mas também escolhe os talentos que já se encaixavam com a filosofia da empresa e melhora a reputação da marca empregadora. 

 

Conclusão

O sourcer é um profissional de grande potencial dentro das empresas. Um trabalho bem feito entre o sourcer e o recruiter fazem com que os processos de seleção sejam cada vez mais produtivos e resultem em uma menor taxa de turnover.

Essas e outras dicas podem te ajudar a melhorar o desempenho da sua equipe de RH. Quer saber mais sobre o trabalho realizado pela RPO Solutions? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

 

RELACIONADOS

POSTS MAIS RECENTES